Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Saúde oferece atendimento psicológico gratuito

Publicado em 08/11/2012 às 00:00 - Atualizado em 18/03/2014 às 13:29

A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), vem disponibilizando desde 2006, atendimento gratuito de psicologia aos moradores do município, visando mais qualidade na saúde mental.

ERMO (08/11/12) - O Setor de Psicologia visa à recuperação dos pacientes que chegam até a Unidade Municipal de Saúde por meio de encaminhamento médico, pelo Conselho Tutelar, pelo Setor de Assistência Social, escolas e também pessoas que procuram atendimento espontaneamente.

De acordo com a psicóloga Karina Cândido Simão, especialista em terapia familiar, é realizado no município, cerca de 70 atendimentos semanais. “Os atendimentos são feitos por meio de consultas individuais e visitas domiciliares. É um trabalho que a gente precisa se dedicar e buscar alternativas para aplicarmos com os pacientes, sempre prevendo resultados eficazes”, esclarece ela.

A psicóloga explica que entre os casos mais comuns estão: depressão, transtornos de ansiedade, bipolaridade, síndrome do pânico e esquizofrenia. “O atendimento psicológico pode melhorar e muito a qualidade de vida do paciente, à medida que ele toma conhecimento do problema que o aflige. Além disso, esses problemas podem se tornar muito mais leves com a ajuda adequada, podendo o paciente levar uma vida normal com o tratamento adequado”, salienta Karina.

Os atendimentos são todos individuais. Já a determinação da freqüência e do tempo das consultas varia de acordo com cada caso, entre 45 e 60 minutos. “Alunos que são encaminhados pelas escolas do município também recebem atendimento. Crianças com dificuldade e hiperatividade também são tratadas no consultório”, reforça Karina.

Nos atendimentos com crianças, a psicóloga procura utilizar um tratamento de forma lúdica, para que o paciente sinta-se a vontade e tenha mais facilidade em entender. Ela lembra que o psicólogo é um auxilio para que a pessoa se auto-descubra, e claro, se auto-ajude. “Muitos precisam desse tipo de atendimento, mas acabam se recusando, e na verdade, nós profissionais da área da psicologia, atuamos para auxiliar o paciente a descobrir o seu problema e resolve-lo”, acrescenta.

Segundo Karina, maioria dos pacientes atendidos consegue levar uma vida normal. “Além do comprometimento do paciente em manter a regularidade do tratamento e a disciplina nos casos de prescrição de medicamentos, o apoio familiar é fundamental”, salienta a psicóloga.

O Setor de Psicologia atende em um consultório, anexo ao Centro Administrativo, localizada na Rua Professora Maria Aguiar Schmidt, s/nº, no Centro da cidade. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3546.0057 / 9135.5000, de segunda à sexta-feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM Ermo.

 

 


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos