Epagri instala sistema de reaproveitamento de resíduos na Escola João Moro

Publicado em 06/12/2012 às 00:00 - Atualizado em 18/03/2014 às 13:29

Além da palestra sobre os recursos ambientais e os cuidados com o Meio Ambiente, Epagri também realizou a oficina de biodecomposição para ensinar o sistema doméstico que reutiliza resíduos orgânicos.

ERMO (06/12/12) - Cerca de 50 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental  João Moro participaram na manhã desta quarta-feira (5), da oficina de biodecomposição, um projeto realizado pela parceria do Governo do Estado, através da Epagri com a Prefeitura de Ermo. No Vale do Araranguá, a Escola João Moro é pioneira na instalação do sistema de biodecomposição, sendo a primeira escola a receber esta oficina.

O extensionista Rural da Epagri de Ermo,  Laerti Machado dos Santos preparou alunos e professores com atividades de educação ambiental rural antes da instalação da oficina. Segundo ele, este sistema de biodecomposição é uma forma barata de sustentável de dar tratamento e destino adequado ao lixo orgânico produzido pelas famílias. A utilização deste sistema reduz o volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários, além de contribuir para a correta separação do lixo orgânico e do lixo seco. "Esta ação permite que os alunos multipliquem esta tecnologia que vai ajudar na adubação e manutenção das hortas e pomares domésticos, melhorando a qualidade da alimentação com alimentos orgânicos, e ainda, evitará que estes restos vegetais contaminem o Meio Ambiente", ressalta Laerti.

Na manhã de quarta-feira os alunos conheceram a construção e o funcionamento do sistema doméstico, e participaram da instalação dos quatro biodecompositores plásticos de 200 litros, que foram instalados próximo a horta da escola, e que serão utilizados no sistema doméstico de biodecomposição.

Ainda segundo explicou Laerti, no biodecompositor podem ser colocados vários tipos de materiais orgânicos domésticos; cascas de frutas, restos de folhas e de vegetais, restos de alimentos e cinza. O processo de decomposição ocorre de maneira natural. Os derivados da decomposição da matéria orgânica podem ser utilizados em hortas e na adubação de plantas domésticas.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM Ermo.