Alunos do PETI participam do encerramento das atividades educativas do CRAS

Publicado em 22/11/2012 às 00:00 - Atualizado em 18/03/2014 às 13:29

Na manhã desta terça-feira (20), equipe técnica do CRAS de Ermo realizou o encerramento do ciclo de palestras com os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

ERMO (22/11/12) - Criado em maio de 1996, o PETI é uma ação do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais. O Programa compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas ações articuladas: o serviço socioeducativo, ofertado as crianças e adolescentes afastados do trabalho precoce, e a transferência de renda para suas famílias. O PETI tem sua gestão integrada ao Programa Bolsa-Família.

Em Ermo, cerca de 80 crianças são atendidas pelo PETI, recebendo atendimento diariamente. As crianças freqüentam a escola em um período, e no outro, são inseridas no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil. O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, é o setor responsável pelo PETI.

Há três meses a equipe técnica formada pela assistente Social, Jerusa Alexandre e a psicóloga, Cinara Mateus Réus Clemes iniciaram um ciclo de atividades educativas com os alunos. Neste ciclo, eles participaram de palestras envolvendo diversos temas como saúde, higiene bucal, alimentação, sexualidade, família e outros. O objetivo é orientar as crianças e adolescentes e proporcionar um aprofundamento aos conhecimentos humanos. "É uma forma de prepararmos melhor os alunos para que eles saibam se defender e para que eles conheçam seus direitos e deveres, pois toda criança tem direito à proteção. E nós temos o dever de contribuir para que isso aconteça", frisou a assistente Social.

Durante o encerramento das atividades nesta terça-feira os alunos receberam informações sobre o PETI como por exemplo, o que é o trabalho infantil, fases da vida, legislação brasileira e a proteção da criança e do adolescente da exploração do trabalho infantil, estatuto e qual o objetivo do PETI.