---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Secretaria de saúde de Ermo começa a promover o projeto de Puericultura

Publicado em 01/07/2019 às 11:15 - Atualizado em 01/07/2019 às 12:33

A unidade de saúde de Ermo, visando um atendimento de qualidade para a população, começou a exercer recentemente o programa de puericultura, que é a arte de promover e proteger a saúde das crianças através de uma atenção integral.

 

“Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral”.

 

O termo puericultura, etimologicamente, quer dizer: Puer = criança e cultur/cultura = criação, cuidados dispensados a alguém. Em 1865 o médico francês Caron, publicou um manual intitulado “A Puericultura ou a ciência de elevar higienicamente e fisiologicamente as crianças”. O interesse de Caron surgiu da constatação empírica de que grande parte das crianças internadas nos hospitais de Paris, na sua época, poderia ter doenças e consequentemente internações evitadas, se as mães tivessem recebido orientações sobre como amamentar e cuidar corretamente de seus filhos, demonstrando desde aquela época a importância da prevenção e educação em saúde.

 

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. No entanto, os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para os indivíduos e comunidades, e é justamente através da assistência à saúde da criança que se espera reduzir a incidência de doenças, e permitir que se atinja o pleno processo de crescimento e desenvolvimento.

 

O Ministério da Saúde (MS) recomenda o seguinte esquema para as consultas de rotina até o 1º ano: 1ª semana, 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês, 12º mês. Após os 12 meses serão realizadas consultas de rotina no 18º mês, 24º mês e, a partir dos 2 anos de idade, as consultas de rotina podem ser anuais, próximas ao mês de aniversário. O MS prioriza ainda cinco ações básicas de saúde, com eficácia comprovada para a redução da morbimortalidade infantil: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; promoção do aleitamento materno e orientação alimentar para o desmame; prevenção e controle das doenças diarreicas; prevenção e controle das infecções respiratórias agudas; e imunização.

 

As ações de puericultura na Estratégia Saúde da Família (ESF) têm como objetivos a promoção da saúde e prevenção de doenças, consiste também em prestar apoio constante às famílias para reduzir efeitos emocionais e sociais das doenças sobre a criança e seus familiares. Portanto, visando garantir um atendimento de qualidade, a equipe da ESF da Unidade Básica de Saúde de Ermo coordenada pela enfermeira Gabriella Baldessar Polla juntamente com a nossa Secretária Municipal de Saúde Lelis Helena Leonardo priorizaremos um período reservado apenas para Puericultura semanalmente para assegurar a integralidade e a continuidade da atenção à saúde a todas as crianças do município.

 

ERMO, 06 de junho de 2019.

Rafaela E. Paganini

CRM/SC 26032

Médica da Estratégia da Saúde da Família (Ermo/ SC)