I Conferência Municipal de Saúde Mental

Publicado em 25/04/2022 às 09:49 - Atualizado em 25/04/2022 às 09:50

No dia 19/04, foi realizado no auditório da CEJAMA (Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado) a I Conferência Municipal de Saúde Mental dos municípios de Ermo e Jacinto Machado. O objetivo do evento foi reunir trabalhadores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para elaborar propostas de melhorias na área de saúde mental, bem como, posteriormente, apresenta-las aos três níveis de governo, municipal, estadual e federal para fortalecer e ampliar as políticas em saúde mental.

O tema principal foi: a política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado e liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial do SUS. Dentro do tema principal foram discutidos sub-eixos tendo como eixo principal, o tema:

- Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental e o respeito aos direitos humanos.

Eixo I - cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania

Eixo II - gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental

Eixo III - política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade

Eixo IV – impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia

A Conferência foi realizada através da Administração da Prefeitura de Ermo e Jacinto Machado, juntamente às Secretarias de Saúde dos municípios.