---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Programa de controle e prevenção da dengue

Publicado em 21/05/2020 às 11:45 - Atualizado em 21/05/2020 às 11:49

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Com a pandemia provocada pelo Coronavírus, (Covid-19), o distanciamento social é a principal medida de prevenção a proliferação da doença. Atualmente, quando as maiores atenções estão voltadas para o vírus, outro grande inimigo da saúde pública tem visitado silenciosamente os lares, durante o confinamento.

 

É o mosquito Aedes aegypti (fêmea), com seus criadouros causando doenças como Zika, dengue, febre amarela e Chikungunya. Extremamente urbano, o mosquito deposita as larvas em ambientes domiciliares e em terrenos baldios, onde há acumulo de água parada. É imprescindível intensificar os cuidados para combater a proliferação do mosquito e assim evitar também as arboviroses.

 

No nosso município o controle de combate a dengue segue nas mesmas restrições semanais adotadas por secretarias de saúde de todo o Brasil. Semanalmente,1 vez por semana, a Agente de Endemias Antonia de Fatima Reinaldi visita pontos estratégicos, armadilhas distribuídas em vários pontos do município, além de residências, depósitos e terrenos baldios. As visitas visam a prevenção, controle e combate do mosquito dentro do nosso território e assim como os agentes comunitários de saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população.

 

Os Agentes de Endemias são excelentes aliados da população no controle desta doença, bem como de várias outras que, com a prevenção adequada, resultam em grandes benefícios de prevenção.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar