---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Agosto Laranja - Prevenção e Conscientização das Deficiências

Publicado em 16/08/2019 às 13:45 - Atualizado em 16/08/2019 às 14:59

Ermo promove a campanha Agosto Laranja de Prevenção e Conscientização das Deficiências.  O IBGE estima uma prevalência de pessoas com deficiência no Brasil em 6,4%, o que representa cerca de 12,4 milhões de casos. A Organização Mundial da Saúde afirma que até 70% dos casos de deficiência podem ser prevenidos. Frente a isso foi organizada em nível nacional a campanha Agosto Laranja.

 

Laranja é considerada uma cor de alerta e por isso foi escolhida para lembrar da prevenção. Estão à frente das ações do Agosto Laranja a Escola de Educação Básica Municipal João Moro e o Centro de Referência da Assistência Social.

 

Algumas ações já iniciaram no último dia dez (10) de agosto, com a festa da família na escola João Moro. Na oportunidade, a psicóloga responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), Cinara Réus Clemes, apresentou o programa para os pais e enfatizou a importância de conhecermos sobre o assunto e podermos prevenir.

 

Entre as ações estão a decoração de alguns pontos do município com bandeiras laranjas, uso de fitas cor laranja, além da organização do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e de um pedágio da conscientização.

 

A consolidação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, sendo este um importante espaço de garantia de direitos. Além de garantir os direitos também e um instrumento fundamental para fortalecimento das políticas públicas de atenção, destaca a psicóloga Carla, do Centro de Referência da Assistência Social.

 

O pedágio está previsto para a Semana Nacional da Prevenção, que ocorre entre os dias 23 a 28 de agosto. O objetivo do pedágio é levar a informação sobre prevenção para o maior número possível de pessoas, conforme Aline Marques, orientadora pedagógica.

 

O objetivo é que este seja o primeiro ano da campanha e que ela reverbere nos próximos, levando informação e prevenção as pessoas.